sexta-feira, junho 24

Saúde de nossa cidade ! Boa ou Ruim ?

Posted by Jackson Souza on 07:25 | No comments
       
        A demora para as consultas no posto de saúde de Senador Sá é incrivelmente revoltante, para que possamos ter uma noção do tamanho da demora eu procurei o posto de saúde para uma consulta no dentista no dia 20/06/2011 e pedi urgência, ---estava com muita dor de dente, poderia marca o mais rápido possível!. Foi marcado (com urgência) para o dia 18/07/2011, 28 dias apos o pedido de consulta.
       Infelizmente essa realidade não é um "luxo" da nossa cidade, mas de todo o nosso pais, o sus (sistema único de saúde) está na extrema precariedade. Também existe aquele jeitinho brasileiro para adiantar as coisas, por exemplo, conheço alguém  que trabalha no posto, essa pessoa passa-me na frente dos demais por um valor em dinheiro ou um favor! Isso existe em qualquer lugar e principalmente nas cidades pequenas como Senador Sá. Segundo o ministro da saúde, "Vamos trabalhar no planejamento para que as pessoas tenham acesso aos serviços de saúde em tempo adequado"(…).
         Um ministro da saúde tem de se comportar como um defensor da política de saúde existente: o SUS e seus princípios, já que o Ministério da Saúde é o elaborador e o guardião da política. Assim entendo. É papel dos Estados e dos municípios a execução da política. Logo cabe ao Ministro da Saúde cobrar dos Estados e municípios a política executada, ao mesmo tempo em que busca as melhores condições financeiras para que a política seja executada, considerando que o financiamento da política de saúde no Brasil é TRIPARTITE.
        Mas o que a gente tem visto não é isso. Cada ministro que entra começa a inventar modismos, como se o governo federal fosse o executor da política. O que é um erro. Dos grandes. O que um ministro da saúde tem de dizer é que em sua gestão ele vai fazer todos os esforços para que a política de saúde seja a melhor possível em cada lugar do Brasil. É tão simples, porque não fazem isso? 
      Aparentemente nossa cidade não estar tão ruim assim, em comparação com o reto do Brasil, porém a prefeitos que fazem a diferença, é isso que queremos do nosso prefeito, não que ele faça um milagre, mas uma diferença, o seu melhor! É isso que todos nós, senadorsaenses, queremos.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!