quinta-feira, outubro 6

Candidatos têm como missão tirar Senador Sá do atraso, apenas para relembra...

Posted by Jackson Souza on 17:14 | No comments


Como é possível uma campanha eleitoral ter como mote principal a tentativa de tirar o município da lista de "pior em quase tudo"? Acredite, essa localidade existe. Fica a 290 quilômetros de Fortaleza. Ou a 60 quilômetros de Sobral, como preferem dizer os moradores do lugar. Senador Sá, na Zona Norte do Estado.

No município não tem hospital, os pagamentos são feitos em um único correspondente bancário e a cidade não dispõe de uma única emissora de radio. Celular não pega. Comprar um cartão telefônico por volta do meio-dia é quase impossível, porque nesse horário a cidade toda para.

Um dos menores municípios do Ceara, Senador Sá tem pouco mais de 6 mil habitantes, dos quais 4.173 são eleitores. Duas comparações: em Sobral, há distritos que totalizam mais de 8 mil habitantes, e todos os eleitores de Senador Sá elegeriam apenas um vereador na maior cidade do Norte do Estado.

Uma reunião convocada pela Justiça Eleitoral com os candidatos a prefeito, realizada nos últimos dias, teve de ser feita no vizinho município de Massapê. Foi la onde O POVO encontrou Rui Aguiar, o prefeito do PR candidato a reeleição.

Homem de poucas letras - o prefeito não completou o Ensino Fundamental -, Rui falou com orgulho, apesar da timidez, sobre a principal obra de sua gestão: a construção de um pequeno prédio, onde deverá funcionar a Secretaria da Educação do Município. "Nós pegamos um município muito atrasado", atesta ele, em um tom que faz qualquer um acreditar.

Atrasado a pouco, nas palavras da oposição. Eugênio Parceli, que concorre a prefeito pelo PR, diz que, em qualquer índice social - educação, mortalidade infantil, habitação, saneamento... -, Senador Sá está no rodapé do ranking. "Em qualquer um deles, Senador Sá é o último. Pode conferir", critica.

Caso eleito, Eugênio diz que pretende dar maior atenção juventude do lugar, que segundo ele corresponde a mais da metade da população entre 16 e 29 anos. Para isso, ele adianta que vai construir o primeiro ginásio esportivo da cidade.

Promessa
O terceiro candidato, Alex Rodrigues (PSDB), também prega que se chegar á Prefeitura vai tirar o município do "buraco". Na semana passada, ele e seus apoiadores fizeram um arrastão pelas poucas ruas da cidade. O trajeto: a carreata saiu do campo de futebol e foi até o bairro do açude.

No encontro com os prefeitos, a Justiça Eleitoral decidiu que fogos de artifícios estavam proibidos, inclusive no dia depois da votação. O tamanho da cidade chega a impedir outras medidas eleitorais. Um carro de som que sai de um dos comitê tem muitas dificuldades de circular sem ficar a menos de 200 metros do prédio onde funciona a Prefeitura.

Publicado em 04 Out 2008 por (Erivaldo Carvalho, erivaldo@opovo.com.br

Comentário:
   Espero que essa próxima eleição não seja um replay desta ultima comentada acima, pois ainda esperamos que o atual prefeito Alex Rodrigues cumpra suas promessas, e sem falar na vergonhosa pessoa a qual é o senhor Rui Aguiar, pois o eleitor que tiver coragem de entregar sequer uma gota de confiança para "esse" ou é idiota ou ingênuo ao extremo. (H. Jackson)
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!