quinta-feira, novembro 17

O que ja sabemos, Senador Sá tem alto índice de uso do crack.

Posted by Jackson Souza on 14:41 | 17 comments

Pesquisa apontou também o Ceará como 2º no ranking geral de estados com iniciativas de combate às drogas.
Não tem mais dia e hora. Pode ser em uma cidade pequena ou na Capital. O fato é que o Ceará está sendo dominado pelas "pedras", pelo uso do crack e outras drogas. Prova disto é a pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CMN) que revela um dado preocupante: dos 184 municípios, 114 têm circulação de entorpecentes.
Desses, 36 municípios cearenses estão com alto nível de consumo do crack, 31% de todo o território em estado de alerta. Fortaleza, proporcionalmente à taxa de habitantes, ficou com índice médio de uso da "pedra".
Em meio a fatos negativos, o estudo do CMN revela um dado mais otimista. O Ceará é o 2º colocado no ranking de cidades com iniciativas contra o crack. De 117 localidades cearenses pesquisadas, 69 disseram ter ações de tratamento e combate.
Entretanto, com relação aos recursos destinados para os projetos, o Estado está como 8º lugar, perdendo para Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Distrito Federal.

Recursos
A pesquisa da CMN apresenta uma tabela com os valores orçados para programas de combate às drogas nos últimos dois anos. Comparando o período no Ceará, percebe-se uma queda de 19% nos investimentos. Orçou-se 309 mil para 2010 e apenas 247, 5 mil para este ano. A própria Confederação Nacional dos Municípios critica as rubricas.
"Esta consulta aos orçamentos nos indica que os recursos para o financiamento de todas as ações que são necessárias para o enfrentamento aos problemas relacionados às drogas são parcos. O Governo Federal que devia ser o maior indutor de recursos, acaba investindo muito pouco nessa área", expõe.
Avaliando o cenário, a coordenadora de Saúde mental, álcool e outras drogas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Rane Félix, confessa a dificuldade de trabalho e reclama do "peso" que a gestão municipal está tendo, em sozinha e com pouca ajuda federal, em arcar com a política na Capital.
"Fortaleza até que tem uma rede bem ampla, com bastantes serviços. Estamos fazendo a diferença. Entretanto, sinto que o Governo do Estado deveria entrar mais e ajudar a combater no Interior para não sobrecarregar em Fortaleza", relata. Ela comenta ainda que já é difícil verba para atenção básica, imagina para a prevenção e combate.
Mapeando as iniciativas da gestão, teríamos, conforme Rane, 14 Caps que atendem, no total, uma média 9 mil pessoas por mês. Os Caps Álcool e Drogas (AD) recebem cerca de 500 pessoas mês e dois Caps infantil com cerca de mil crianças e adolescentes a cada 30 dias.
Um outro serviço, apontado pela gestão como pioneiro no nordeste, seria o Consultório de Rua, funcionando no turno da manhã e de 16h às 22h. Além das parcerias com 120 vagas em Comunidades Terapêuticas.
Entretanto, apesar do montante apresentados pela SMS, a demanda de usuários precisando de tratamento é muito maior que a capacidade real, critica Cristina Munguba, presidente do Desafio Jovem do Ceará.
"A procura por cuidados é muito grande. Na parte de internação, por exemplo, nenhuma comunidade está conseguindo dar conta do excesso de doentes. Muitos estão desassistidos e até morrendo", afirma Cristina.
Vivendo de doações e apenas com apoio de um convênio com o Governo do Estado, ela conta que o Desafio está passando por um sufoco, tendo que limitar as vagas e com contas de luz, água e salários atrasados. "Falta dinheiro, enquanto vemos a crescente de jovens sofrendo com o vício. Uma contradição", disse.

Nacional
Em âmbito nacional, o estudo apontou ainda que, dentre os municípios pesquisados, 89,4% indicaram que enfrentam problemas com a circulação de drogas em seu território. Somente 10,2% citaram que não enfrentam este tipo de problema e 0,4% não souberam informar.
Quanto a circulação da droga no território nacional, 6,8% indicaram que o crack é a droga predominante, 22,9% indicaram que são outras drogas, e a grande maioria 68,7% indicaram que são ambas as drogas que circulam na sua localidade.
Sobre a situação principalmente no Interior, não obtivemos retorno da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa).

Preocupante
114 dos 184 municípios do Estado do Ceará têm circulação de entorpecentes, confirma a pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM)

Diário do Nordeste 
Reações:

17 comentários:

  1. todos nos senadorsaense ja sabia do alto indice de crack desde quando o paulo pó passou a frequentar senador sa que ele começou a distribuir em varios ponto de nossa cidade então ja não é mais novidade para nos senadorsaense...

    ResponderExcluir
  2. CARTAO VERMELHO VC SEMPRE FICA BATENDO NA MESMA TECLA A QUADRILHA DO PREFEITO T ROUBANDO O DINHEIRO PUBLICO,FOI O PAULO COCAINA QUE LHE MANDOU POSTAR ESSES COMENTARIOS, ELE SABE BEM DIREITINHO COMO FAZER OS ROUBOS, SE NA EPOCA DO RUI O CHEFE DA QUADRILHA ERA ELE, ERA ACOSTUMADO A FAZER COISAS PIORES Q HOJE

    ResponderExcluir
  3. Minha cara, se tem essa certeza a respeito do vereador Paulo Vitor eu a convido a provar, mas provas concretas, ok! Aguardo...

    ResponderExcluir
  4. Ô paulo Vitor para incomodar.

    ResponderExcluir
  5. Não é bater na mesma tecla, o fato está ai e queremos que os vereadores denunciem, mas como os mesmos farão isso se também fazem parte desta tramóia?

    A pergunta fica ai, para você responder!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a davinha que no tempo do rui tinha roubo, mais nenhum analfabeto denunciou. Agora o prefeito alex é um roubo muito desclassificado. A ducarmo ganhar sem tralhar, logo ela que se acha a fodona, a artaiza uma débil mental dessa ganhar esse valor, a mae do caso do prefeito o JOAO paulo e por ai vai. Um erro nao justifica o outro. Porque o rui roubou, o povo colocou ele para fora justamente para acabar, agora o bixa fazer pior e ainda ficar se defendendo com os gostos do paulo Vitor.

    ResponderExcluir
  7. OUTRO DIA MIM ENCOMTREI COM GEDAIAS, E MIM FALOU QUE CAIU FORA, COM MEDO DE IR ATE PRESO POIS A ROUBAILHEIRA ERA GRANDE, SEGUNDO COMENTARIOS O PAULO COCAINA VAI USAR O DINHEIRO PUBLICO DA QUELA EPOCA NO PROXIMO ANO PARA INLUDIR OS ELEITORES, MAS O POVO NAO E BESTA NAO, O NOSSO POVO SAO PESSOAS INTELIGENTE, NAO VAO DEIXAR DE VOTA NUMA PESSOA QUE NEM O ALEX, CARA HUMILDE, POPULAR, CARINHOSO COM SEUS ELEITORES,DALE 45 NELES

    ResponderExcluir
  8. em breve vamus mostra a folha de pagamento da mulher do paulo vitor como professora ne época do rui será que ela ensinou en senador sá????? e tem mais a famílhia do bartolomeu

    em breve

    ResponderExcluir
  9. E PORQUE NA EPOCA Q O RUI ERA PREFEITO NOS TRABALHAVA NAO TINHA TEMPO PARA ANDAR SE INCONMODADO COM AS ROUBALHEIRA NAO

    ResponderExcluir
  10. MUITO BEM MEU AMIGO ANONIMO MOSTRE O Q VC TEM EM MAOS PARA ESSES BANDO DE MANE

    ResponderExcluir
  11. O jedaias foi embora porque o Manelzim comeu a bunda da mulher dele e quase come a dele. Alex o povo votou em voce para acabar com as putaria que o rui fez, agora voce esta fazendo pior ou na pior das hipóteses esta fazendo o mesmo. O senadorsaense quebrou a cara. Alex nao se basei pelo o rui, faca igual a dilma descubra o erro e exonere essas pessoas, nao espere pelo os vereadores, pois eles nuncam vao fazer nada, pois todos tem o rabo preso. A ducarmo ganha sem trabalhar, o ônibus dos universitários é do vilani, o nilson marido da regina é secretario, o cesar recebe o mensalão, o robson esse nem se fala, nem trabalhar sabe mais, o único que fazia alguma coisa era o batista mais agora recebeu a pontinhar, virou o vereador pontinha

    ResponderExcluir
  12. Se for descubrir os podres do rui a famialia do paulo lito tah lascado, ate o cachorro da ksa dele tinha uma folha na prefeitura.. O rui enrricou eles, agora eles naum querem nem saber dele...

    ResponderExcluir
  13. animalsao o rui morreu e está sepultado no mais alto silencio do mundo. estamos falando é da roubalheira barata de agora. algum vereador por favor, pelo amor de deus, seja ele de situação ou de oposição, por gentileza, é um favor que o povo tá lhe pedindo. façam alguma coisa, já que o que passou não dar geito pelo menos proibir que continue. ducarmo vá dar aulas ou então peça uma licença sem remuneração sua egoísta.

    ResponderExcluir
  14. AMORES A VEREADORA DUCARMO ESTAM LHE ENCOMODANDO MUITO KKKKKKKKKKKKK,E VC CARO CARTÃO VERMELHO MIM CONVIDA A PROVAR O QUE EU DIGO,MAS PROVAS CONCRETAS ESTAM AI O INDICE DE SENADOR SA, NÃO EXISTE PROVAS MAS CONCLUDENTE MAS COMO VC PODERIA SER CONTRA SE FAZ PARTE DESSA DISTRIBUIDORA DE VICIO. UM ABRAÇO..

    ResponderExcluir
  15. a pessoa mais burra que eu conheço é a davinha. ô bicha burra. que indices são esses?

    ResponderExcluir
  16. Um comentário muitíssimo bem colocado, porém meu caro essas postagens não se enquadram como difamação de pessoas ou imagens, o blog apenas tornou público o que normalmente é oculto e sombrio, a corrupção, seu muitíssimo bem meu caro que a mesma não é um luxo de nosso município e sim uma peste mundial, mais também sei meu caro leitor que isso irá variar de acordo com o carater de cada politico, entretanto também sabemos que em meio a tantos políticos corruptos existem almas perdidas que ainda não corromperam-se com esta doença.
    A maioria meu estimado leitor enquadram-se nessa categoria horrível que cita, porém para seu conhecimento existe muitas pessoas com dignidade em Senador Sá, muitos sei que se enquadram nessa categoria unicamente por necessidade e outros por falta de informação ou os conhecimentos básicos.
    Referente a educação, os alunos hoje não são ensinados e sim apenas treinados para as provas que medem essas estatísticas, assim na teoria, melhor nas estatísticas os alunos estão bons porém na prática ainda nem começaram a melhorar, infelizmente.

    ResponderExcluir
  17. ei fala ai da policia federal esteve atrás do paulo vitor em sobral e em entrarão na ascom e tiraram varias fotos

    dale 45 no pó

    ResponderExcluir

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!