sexta-feira, fevereiro 3

Onde está nosso governador Cid Gomes? Será que fez greve?

Posted by Jackson Souza on 13:11 | No comments

Ausência de Cid Gomes frustra deputados

Clique para Ampliar
JOSÉ LEOMAR
Secretário Eduardo Diogo faz a entrega do documento ao deputado Roberto Cláudio
Pela primeira vez ao longo dos cinco anos de mandato, o governador deixa de ir à Assembleia ler a sua mensagem


O secretário de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará, Eduardo Diogo, foi quem entregou a mensagem do Governo à Assembleia Legislativa, ontem, representando o governador Cid Gomes (PSB). Foi a primeira vez, no curso de cinco anos de mandato, que o governador deixa de ir ao Legislativo, na abertura anual dos trabalhos da Assembleia Legislativa.

Constitucionalmente, o governador deve apresentar, no início das atividades legislativas, a cada ano, a mensagem de prestação de contas das atividades do Poder Executivo relacionadas ao ano anterior e anunciar as perspectivas para o ano corrente. É um documento diferente da prestação de contas de toda as receitas e despesas do Executivo, o que é feito posteriormente e precisa ser julgada pelos deputados estaduais após o exame técnico do Tribunal de Contas.

Diferente do que acontece quando é o governador quem leva a mensagem à Assembleia, o secretário só entrega o documento ao presidente do Poder Legislativo e este ordena que o secretário da Mesa Diretora da Casa faça a sua leitura para conhecimento dos demais parlamentares. Quando é o governador quem leva o documento ele mesmo faz a sua leitura.

Benefícios

Em entrevista à imprensa, o secretário destacou algumas realizações da administração de Cid Gomes no ano passado, como o crescimento do Programa E-Jovem, que de acordo com ele, beneficiou 6.292 alunos do terceiro ano com bolsas de estágio.

O secretário também citou um recorde na área da saúde. Conforme Eduardo Diogo, pela primeira vez o Ceará ultrapassou a marca de mil transplantes de órgão. De acordo com ele, no ano passado, foram 1.292 pessoas beneficiadas.

Questionado sobre a mensagem que irá tratar de benefícios para a categoria dos Policiais Militares, compromisso firmado após a greve da categoria no início do ano, o secretário informou que a mensagem deverá ser encaminhada até a próxima semana. Hoje haverá uma reunião para discutir promoções, auxílio alimentação, dentre outros pontos, segundo Eduardo Diogo.

O secretário disse que há uma preocupação do Governo com a aumento da folha de pessoal do Estado. Eduardo Diogo afirma que atualmente, o Estado comemora um limite confortável de 48% da sua Receita Corrente Líquida (RCL) em relação à folha de pagamento dos servidores. Ele ressalta que a meta é não extrapolar os 50%, embora admita que o Ceará esteja longe de alcançar o limite fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que é de 60%.

A mensagem de prestação de contas apresentou as principais realizações do Governo em todas as áreas que administra. Na área da saúde, item bastante cobrado pelos deputados da tribuna da Assembleia, o Governo destacou os números do primeiro ano de funcionamento do Hospital Regional do Cariri (HCR), com 28.954 pacientes atendidos na emergência.

Detalhes

Na área da segurança, setor criticado pela oposição, a mensagem cita os investimentos na área de recursos humanos que melhoraram a qualidade do policial, destacando a criação da Academia de Segurança Pública.

Já na área da educação é apontado avanços no Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), as 79 escolas de educação profissional que beneficiaram 24.938 alunos em 60 municípios e o resultado do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará.

Fonte: Diário do Nordeste
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!