sábado, junho 16

A descarada vaidade irracional dos políticos.

Posted by Jackson Souza on 15:02 | No comments
      Oficialmente, a campanha eleitoral ainda não começou; não há pesquisa alguma registrada e que possa ser publicada; não há candidatos, e sim pré-candidatos, ainda passíveis de aprovação ou não nas convenções.
Oficialmente. Leiam bem esta palavra: OFICIALMENTE, algo que no Brasil significa muito pouco.

    Extra-oficialmente, já temos pelo menos duas candidaturas certas, uma do governo e outra da oposição. As convenções partidárias dos partidos destes caras vai servir só para ratificar aquilo que, na informalidade, já é dado como certo.

    Extra-oficialmente, as campanhas já estão na rua. Até de quem não sabe se vai mesmo concorrer, se vai de vice, se abre mão para compor. Na dúvida, todos garantem seu quinhão. Arregimentam cabos eleitorais, fazem-se conhecer nas vilas.

      Extra-oficialmente a coisa está pegando fogo. E circulam pesquisas, encomendadas por diferentes partidos. O que é no mínimo confuso.

      Vejam o caso dos partidos de oposição que estão há meses empenhados em formar o "frentão anti-governo". Todos os envolvidos falavam inicialmente em fazer uma pesquisa, e esta teria o "poder" de dizer quem seria o cabeça-de-chapa. Depois, cada partido fez sua pesquisa. E não se falou mais naquele consenso, até porque alguns desses pré-candidatos tomaram sustos homéricos quando viram seus nomes, não na linha de frente da disputa, e sim na lanterninha.

     O critério, para alguns, só era bom enquanto havia esperança de se beneficiar dele. O que demonstra que, muito mais do que a estratégia ou a ideologia, o que move muitos de nossos políticos é a vaidade mesmo.

      O PSDB não: o PSDB segue pragmático, e controlado por mão de ferro pelo Alex. A "ditadura local" já escolheu o nome para 2012, que não é necessariamente o melhor. Tem muito debandando, mesmo que temporariamente, para apoiar outros nomes da esquerda. O que vem fortalecendo alguns nomes deste campo político, e dando gás a pré-candidaturas até então nanicas.

       Pena que não podemos ainda divulgar pesquisa nenhuma. Porque as que vimos, de canto, são cheias de surpresas e sustos inesperados. E constata-se que alguns nomes só seguem no páreo por pura, simples, bela e descarada VAIDADE.

H.Jackson/ Direto ao assunto 

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!