sexta-feira, janeiro 18

Inaguração do HRN acontece hoje

Posted by Jackson Souza on 14:18 | No comments
      

      Com mais de 57 mil metros quadrados de área, o Hospital Regional Norte será o maior do Interior do Nordeste e atenderá pelo Sistema Único de Saúde (SUS) casos de alta complexidade FOTO: WELLINGTON MACEDO
       Sobral Será inaugurado, hoje, o Hospital Regional Norte (HRN) Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior, às 19 horas, com show da cantora baiana Ivete Sangalo, na Avenida John Sanford. O evento contará com a presença do secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos; o governador do Estado, Cid Gomes, o prefeito Veveu Arruda e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Com mais de 57 mil metros quadrados de área, o hospital será o maior do Interior do Nordeste e atenderá pelo Sistema Único de Saúde (SUS) casos de alta complexidade. Foram investidos R$ 227.157.069,67, com recursos do Governo do Estado e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na construção e aquisição de equipamentos para o Hospital que atenderá a população de toda Região Norte, abrangendo 1 milhão e 500 mil pessoas de 55 municípios.

Serão 1.641 profissionais, aprovados em seleção pública, sendo 342 médicos. O Hospital conta com estrutura de assistência com 382 leitos. Deste total, 199 exclusivamente para internação. O número de leitos de UTI chega a 70, que somados aos 30 semi-intensivos da Unidade de Pediatria sobe para 100 leitos. Ele terá capacidade para realizar 60 cirurgias por dia e 1.300 internações por mês.

Apesar de inaugurado em sua totalidade, o funcionamento pleno será feito por etapas, primeiramente serão realizados os procedimentos ambulatoriais, em seguida os exames mais elaborados, pequenos partos, cirurgias programadas e, enfim, os serviços de emergência.

Para o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, esse é um equipamento de grande relevância. "Com ele, inauguramos um novo tempo na nossa região, porque é o primeiro hospital público estadual construído aqui", afirma ele.

"Em toda a história do Ceará, é a primeira vez que o Governo Estadual implanta hospitais públicos no interior do Estado. O primeiro foi no Cariri, já em pleno funcionamento, e agora, o Hospital Regional Norte. Deve-se isto à visão estratégica de promover o desenvolvimento em todas as regiões cearenses. Este hospital garantirá melhorias fundamentais no atendimento da saúde da população de Sobral e de outros 54 municípios desta região, constituída de 1.600 mil pessoas. É um marco histórico para a saúde dos sobralenses", disse o prefeito.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), dentre os equipamentos do hospital há um destaque para os de Ressonância Magnética, presente também no Hospital Regional do Cariri (HRC). Antes deles, a ressonância magnética em rede pública era feita apenas no Hospital Geral de Fortaleza, na Capital.

Descentralização
Outro ponto ressaltado pela assessoria é a Unidade de Saúde da Mulher e da Criança, este último com 30 leitos semi-intensivos, descentralizando a procura por esse atendimento na capital.

Ele conta com quatro setores independentes que atenderão a saúde da mulher, psiquiatria, urgência e emergência, e pediatria, além de torre para internações e área de formação dos profissionais. Há ainda um espaço ambulatorial para realização de exames, como ressonância magnética, mamografia e tomografia. A inauguração será encerrada com show da cantora Ivete Sangalo.

Fonte: Diário do Nordeste
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!