segunda-feira, novembro 11

Senador Sá será beneficiada com mais um projeto, veja!

Posted by Jackson Souza on 15:05 | 1 comment

Imagem ilustrativa

O município de Senador Sá será beneficiado pelo Projeto Paulo Freire.
O Secretário de Desenvolvimento da Agricultura de Senador Sá, Gleucimar de Sousa, esteve hoje pela manhã, 11 de agosto, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará em Fortaleza, para tratar, dentre outros assuntos, dos encaminhamentos do Projeto Paulo Freire, uma vez que o município de Senador Sá foi contemplado com o referido projeto.

Em conversa com o coordenador do Projeto no Estado, Rômulo Cabral, nosso secretário obteve maiores informações acerca do projeto, como segue abaixo. Segundo Cabral, a SDA juntamente com os técnicos do FIDA estão definindo os recursos humanos, a estrutura técnica e o plano de trabalho que deverá ser executado até o final do projeto, que terá vigência de 6 anos, 2013 à 2019.

O Projeto de Desenvolvimento Produtivo e de Capacidades - Projeto Paulo Freire tem como propósito reduzir a pobreza e elevar o padrão de vida de agricultores familiares de 31 municípios cearenses, dentre estes Senador Sá, através do desenvolvimento do capital social e humano e da produção sustentável para aumento da renda a partir de fontes agrícolas e não-agrícolas com foco prioritário nos jovens e mulheres.

QUEM SERÁ BENEFICIADO PELO PROJETO?
O foco do projeto está direcionado para os pequenos produtores rurais, com e sem terra, trabalhando com atividades agrícolas ou não-agrícolas. O projeto prevê também ações voltadas para formação de líderes, extensionistas rurais e mobilizadores sociais.

PRINCIPAIS EIXOS DE ATUAÇÃO
• Capacitação em acesso às políticas públicas;
• Fortalecimento da iniciativa local e desenvolvimento de lideranças;
• Desenvolvimento para a produção e o manejo dos recursos naturais;
• Formação de jovens para atividades econômicas e acesso a terra;
• Apoio às atividades de fortalecimento da produção.

METODOLOGIA DE TRABALHO
Com uma abordagem participativa, a ideia é que o próprio beneficiário seja a principal fonte de orientação do Projeto, que se divide em 3 eixos metodológicos:
• Diagnóstico: leitura crítica da realidade;
• Plano de desenvolvimento: Elaborado numa perspectiva de desenvolvimento;
• Plano de negócios: Instrumentos orientadores dos financiamentos

O valor do investimento do projeto nos 31 municípios ultrapassa R$ 160 milhões, sendo 50% do Governo do Estado e 50% do FIDA - Fundo Internacional 


Fonte: Prefeitura de Senador Sá
Reações:

Um comentário:

  1. Que Jesus abençoe, este realmente é um projeto que fará diferença para nosso povo. Que seja colocado em pratica, que seja desenvolvido e aplicado de forma humana. Apoio muito projetos como este, e com certeza irei participar, orientando, capacitando e no que for preciso.

    ResponderExcluir

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!