terça-feira, fevereiro 11

Novidades para universitários da UFC - Sobral: Campus da UFC em Sobral terá doutorado até o ano de 2015

Posted by Jackson Souza on 07:16 | No comments
Image-0-Artigo-1542443-1
FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES
 
Além da própria UFC e das recém-criadas Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a ideia é criar uma nova universidade federal na região Norte do Estado, a partir do campus da UFC em Sobral

     Sobral. O campus Universidade Federal do Ceará (UFC) desta cidade está recebendo diversos fortalecimentos a partir deste ano. Serão novos cursos, um campus avançado, mestrado e doutorado que fazem parte do plano de expansão. O projeto serve como base para a possível criação da quarta Universidade Federal do Estado na Zona Norte.

Como parte do plano de expansão e fortalecimento, que envolve os campus de Russas, Crateús, e Cariri, o Campus UFC do município de Sobral irá receber até 2015 um curso de doutorado em Biotecnologia, um mestrado em Odontologia e um novo curso de Graduação, em Gestão em Saúde, de acordo com o Reitor Jesualdo Farias.
Além dessas novidades, o reitor conta ainda que o plano de expansão com um campus avançado de Sobral, em Itapajé, onde irão funcionar nove novos cursos, todos de licenciatura. "Com esses novos cursos o número de alunos no campus Sobral irá dobrar, cumprindo assim parte do plano de expansão de 2008".
Jesualdo Farias ressalta que esse fortalecimento das Universidades Federais no interior é um passo importante para uma futura federalização do campus. "É um forte desejo meu e do reitor da UFC de Sobral que futuramente a universidade seja desmembrada e assim ganhar sua autonomia como Universidade Federal do Ceará da Zona Norte".
O reitor esteve com o deputado José Guimarães (PT-CE) no dia último dia 4, em Brasília, para discutir o avanço do programa de expansão do ensino superior no Estado. A meta era garantir quatro universidades federais em território cearense.
Além da própria UFC e das recém-criadas Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a ideia é criar uma nova universidade federal na região Norte do Estado, a partir do campus da UFC em Sobral.
"Estamos levando desenvolvimento ao interior por meio da democratização do conhecimento. É visível o entusiasmo nas cidades que recebem a universidade. Mas ainda não há nada confirmado, estamos apenas nas primeiras conversas. Nosso ponto por hora é trabalhar nesse fortalecimento", comentou.
Para o deputado José Guimarães, a política de interiorização do ensino superior e profissionalizante é uma forma de combater desequilíbrios históricos e gerar igualdade de oportunidades. Entre os planos traçados, estão a implantação de um campus avançado da UFC em Itapipoca e outro da UFCA em Iguatu. "Aos poucos, vamos cobrir o território cearense e oferecer educação pública e de qualidade ao jovens de todo o Estado", defendeu o deputado Guimarães.
"O Estado do Ceará merece esse investimento. Estamos fazendo um esforço por um projeto mais do que justo", comentou Jesualdo Farias.
Na última sexta feira, o reitor e o deputado estiveram em visitas às instalações da UFCA. O parlamentar cearense José Guimarães é um dos responsáveis pelas negociações entre o Ministério da Educação (MEC), UFC e as Prefeituras da região do Cariri, que culminaram com a criação da universidade.
Itapajé
A previsão para o campus avançado de Itapajé é que ele já entre em funcionamento no semestre 2015.1, e quando funcionando completamente, mais de dois mil alunos sejam beneficiados com Ensino Superior gratuito na região da 2ª Crede.
A instalação do campus foi possível após a doação do Jardim de Anita, um complexo com salas de aula, teatro e outras instalações que serão finalizadas com uma verba de R$46 milhões que já foi captada.
Para o prefeito do município de Itapajé, Ciro Mesquita da Silva Braga, a chegada dos cursos coloca a cidade como um polo universitário na região do Vale do Curu e deve modificar todo o cenário local, principalmente o desenvolvimento econômico.
"É indiscutível que investidores serão atraídos para a região, pois empresários sempre levam em consideração a qualidade da mão de obra que irão encontrar nos locais onde querem investir", destaca Ciro Mesquita da Silva Braga.
Nos planos do novo campus avançado está a construção de um restaurante universitário e uma residência universitária com uma média de 600 vagas.

Fonte: Diário do Nordeste
Mais informações:
Universidade Federal do Ceará
Rua Paulino Nogueira, Benfica,
Fortaleza
Ceará
Telefone: (85)3366.7300
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!