sábado, maio 24

CAGECE irá efetuar aumento de 7,5% na conta de água. E nós de Senador Sá dizemos "Se pelo menos tivessemos água nas torneiras!".

Posted by Jackson Souza on 11:49 | No comments


Reajuste é de 7,5% para o Interior

O reajuste médio de 7,5% começa a valer quando a Cagece publicar oficialmente a definição da Arce

O reajuste médio de água e esgoto para 148 municípios do Interior sob a responsabilidade da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) será de 7,5%. O índice foi definido ontem, em reunião do Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arce).

A alta entra em vigor 30 dias após a Cagece publicar oficialmente a decisão, conforme determina a lei federal do Saneamento Básico (11.445/2007). A distribuição do reajuste pelas faixas de clientes é de responsabilidade da própria Cagece.

“A partir de uma nota técnica, realizamos uma audiência pública, recebemos contribuições e fizemos um parecer que foi aprovado pelo Conselho Diretor”, explicou o coordenador Econômico-Tarifário da Arce, Mário Augusto. Ele detalha que o reajuste é feito com base na Resolução 164 da Arce.

Próxima semana
O percentual de reajuste para Fortaleza ficou para a próxima semana. Um dos critérios que são levados em consideração na definição na Capital é exatamente o reajuste dado pela agência reguladora estadual.
A nota técnica do índice aprovado pela Arce já chegou à Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Público de Saneamento Ambiental (Acfor), que define em Fortaleza.

“A Acfor deve na próxima semana deliberar sobre o pleito da Companhia de Água e Esgoto do Ceará ao longo da próxima semana”, respontou a agência ao O POVO em nota. Em geral, o reajuste em Fortaleza é o mesmo ou bem próximo ao que ocorreu ao restante do Estado.

A Acfor é quem regula, fiscaliza e controla os serviços públicos concedidos, permitidos ou terceirizados de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

Atualmente, o sistema de água da Cagece atende a 2.515.795 pessoas na Capital, por meio de 787.988 ligações prediais. O sistema de esgotamento beneficia 1.397.135 moradores.

Anos anteriores
Em 2013, o reajuste foi de 8,51% para todo o Estado, exceto Fortaleza, de forma linear para todas as categorias e faixas de consumo. Foi autorizado com base no Reposicionamento Tarifário Provisório.
O restante dos 35 municípios que não sofrem interferência do reajuste da Cagece têm sistema de água e esgoto independentes, geridos pelo próprio município.

NÚMEROS

148
municípios do Interior são atendidos pela Cagece
30
dias após a publicação do reajuste, ele entra em vigor
SERVIÇO

Conheça a estrutura tarifária da Cagece
Site: http://bit.ly/1m3GgVhAtendimento virtual: http://bit.ly/1lJgR1D

Fonte: O povo Online 
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!