quarta-feira, julho 30

Ano de Eleição, ano dos Milagres!

Posted by Jackson Souza on 17:07 | No comments

     Como acontece em todo Brasil, os anos de eleição são muito movimentados. É quando os milagres acontecem.
     Observar-se uma mobilização dos órgãos Executivos, seja no âmbito Federal, Estadual ou Municipal. As obras que deveriam ocorrer todos os anos, acaba ficando para o ano de eleição.

     Talvez, pelo argumento utilizado que o brasileiro tem memória curta. Dessa forma, com obras realizadas nesse período, fica difícil esquecer. Assim os candidatos a reeleição, que têm a máquina nas mãos (Chefes do Executivo), tem seu nome lembrado pelas obras realizadas no ano da eleição.

     O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), com base em dados de 1995 a 2011 demonstra que os investimentos do governo federal, dos estados e dos municípios são influenciados pelo calendário eleitoral. Em ano de pleito há aumento de gastos públicos e no ano seguinte há contenção das despesas.

     "Os anos subsequentes às eleições presidenciais e dos governadores estaduais normalmente coincidem com quedas muito fortes da taxa de investimento público, relacionadas a programas de ajustes fiscais, que posteriormente são revertidas no decorrer do ciclo eleitoral".

      Basta acompanhar na mídia: Inauguração aqui, construção acolá e etc... Coitado dos Chefes do Executivo, não têm tempo nem para relaxar, pois a agenda está sempre repleta de compromissos.   Sem contar os acompanhantes, que muitas vezes são candidatos à reeleição ao Poder Legislativo.

      Nessa época fica até difícil transitar, tamanho são os números de serviços realizados. Provocando inclusive, transtorno para a população que não pode reclamar. Porque aí fica fácil se defender, se não faz o povo reclama, se faz reclama. “Ficando sempre a culpa para a população que não se contenta com nada”.

      Se o mandato no Brasil é de quatro anos, seria importante que os trabalhos fossem realizados de maneira distribuída nesse período, levando-se em conta as prioridades.

      Esse é um paradigma que precisa ser mudado. No entanto, partindo da cultura do brasileiro acomodado como é, fica difícil mudar.

      Enquanto isso, no país das maravilhas... A novela continua, e o Poder Público impõe suas decisões, sendo que a população nem sempre tem seus direitos constitucionais respeitados.
      Seria bom se tivéssemos eleições todos os anos, assim as melhorias seriam constantes. Aliás, depende de nós mudarmos essa situação.

      Dessa forma vivemos um círculo vicioso, com os políticos sempre lutando pelo poder,   mesmo que para isso seja obrigado a abraçar e pegar no colo crianças de famílias humildes.

      Querendo demonstrar com isso amor ao próximo. Mas só  no ano de eleição?
      Acho bom o povo acordar, uma vez que a realidade é outra.
               
     Essa é à hora do vale tudo, só não vale ficar fora do poder.

Que venha mais uma eleição, e que a população possa entender melhor a força e o valor do seu voto!
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!