segunda-feira, agosto 4

Blog alerta: Açude que abastece Senador e Uruoca poderá suporta somente até dezembro.

Posted by Jackson Souza on 15:15 | No comments


SECA | AÇUDE ANGICO QUE ABASTECE URUOCA E SENADOR SÁ PODERÁ AGUENTAR SOMENTE ATÉ DEZEMBRO 

 

Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceara (COGERH), existe a possibilidade real do AÇUDE ANGICO, que abastece Senador Sá, Uruoca e mais 3 Municípios, aguentar somente até dezembro deste ano, dado como prazo máximo dia 31 do citado mês.

Segundo a COGERH, nesse período o açude deverá ter chegado ao seu volume morto, ou seja, a 3,7% de sua capacidade, com isso não será mais possível a liberação da água pela comporta que pereniza o rio Jordão, onde se localiza o ponto de coleta que capta a água e envia para a estação de tratamento em Uruoca.
Se as chuvas não iniciarem até o início de janeiro, os cinco municípios entrarão em colapso total.
SOLUÇÃO.
O Governo do Estado, através do citado órgão estuda, a possibilidade, caso se concretize o acima exposto, de construir uma adutora emergencial superficial, para suprir a necessidade de Senador Sá e Uruoca, que deverá captar água no açude tucunduba, em Serrota/Senador Sá e levá-la até a estação de tratamento em Uruoca, onde lá será distribuída aos dois municípios.

PRA QUEM NÃO SABE:
O açude TUCUNDUBA, de acordo com a Funceme é o segundo com melhor nível dos 9 que compõe a bacia do Coreaú, com 36,42% de sua capacidade total, prendendo apenas para o açude ITAÚNA em Granja, que está com 37,63%, para se ter ideia de dimensão do problema, bastar saber que o AÇUDE ANGICO que abastece, Senador Sá, Uruoca, Moraújo, Coreaú e Frecheirinha está com apenas 19,08% de sua capacidade.
Então com base nisso a solução é racionar agua, isso mesmo, racionar. Economizar. Poupar mais ainda.
Obs.: O assunto acima já foi tema de debate em reunião promovida pelo Comitê hidrográfico da Bacia do Coreaú, em Moraújo no início do mês passado.

Fonte: Retirada do blog SSá Informes
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!