quarta-feira, agosto 6

Mais Informações: Entenda o porque queremos a mudança do horário e o aumento das sessões!

Posted by Jackson Souza on 09:38 | No comments

O atual vice-prefeito e ex-vereador Prof. Batista, quando parlamentar foi o grande defensor da mudança do horário das sessões, chegou ainda a conseguir o apoio do vereador Paulo Vitor e Raimundo Neto, mas, mesmo com 1/3 da casa não foi possível obter existo.
HISTORIA DA MUDANÇA:
Em 2009, período em que o vereador Batista assumiu, os horários e dias das sessões eram regidos pela resolução Nº 04/2006, que estabelecia 3(três) sessões por mês, que aconteciam as sextas-feiras as 19:00h.

Em 15 de Abril de 2009, foi a presentado o projeto resolução Nº 01/2009 de autoria da então mesa diretora da casa(foto acima), composta pelo Vereador Robson (Presidente) vereador Cesar Alves (vice-presidente) e a vereadora Maria do Du Carmo (1ª Secretaria), que mudava o horário das sessões de sexta-feira a noite, para segunda de manhã e ainda reduzia o numero de sessões que eram três (3) para duas (2), não sabemos ordem da votação, sabemos apenas que o vereador Prof. Batista votou contra, alegando que “tal Resolução dificultaria ainda mais a participação dos cidadãos senadorsaense as sessões ordinárias". Desde então o publico (que era pouco, mas era seleto) deixou de frequentar por inconveniência do horário.
No dia 17 de Agosto de 2009, o vereador Prof. Batista, apoiado pelo vereador Paulo Vitor e pelo edil Raimundo Neto entraram com uma resolução, para mudar o numero e o horário das sessões de segunda para os sábados pela amanhã e restituir o numero das 3 (três) sessões.
Na votação apenas os três (3) votaram a favor, votam contra a mudança do horário os vereadores: Vilane,  Du Carmo, Zé Maria Carneiro, Regina do Nilson e Cesar Alves.

Depois disso muitas pessoas que realmente gostavam de frequentar ficaram indignadas com a postura dos parlamentares. O senhor Juvenal Teixeira do Sttr de Senador Sá que na época fez uso da tribuna disse:
“o objetivo principal de minha vinda a esta Casa Legislativa, é externar o meu protesto e repúdio a todos os vereadores que votaram a favor das Sessões acontecerem neste horário, às 9 horas de segunda-feira... [...] o motivo do horário é retirar o povo das Sessões, pois anteriormente a este horário esta plateia estava sempre cheia... [...] e para que se esconder do povo, se estão fazendo um trabalho justo e honesto. deveria ser o contrário, o povo estar presente para ver o trabalho desenvolvido por vocês".
Discurso dado durante sessão na Camara Municipal de Senador Sá acontecida em 19 de Outubro de 2009.
No dia 06 de setembro de 2010, outra grande mobilização foi feita com intuito de mudar o horário das sessões. O Prof. Batista, com o apoio do vereador Raimundo Neto e do vereador Paulo Vitor novamente apresentou outro projeto resolução, desta vez propondo a mudança de segunda para as sextas-feiras novamente as 19:00h.
Para complementar o Senhor Juvenal apresentou um abaixo assinado, com varias assinaturas de senadorsaenses que pediam a mudança nos horários das sessões. Novamente essa votação foi frustrada veja o vídeo da votação abaixo:
Logo depois da votação o cidadão Dil Costa indignado escreveu o texto abaixo:
 
  “O POVO É RENEGADO Pasmem! Acreditem! Falo Sério. Os vereadores de Senador Sá, na Zona Norte, Estado do Ceará, no BRASIL, o País Emergente da America Latina, se negam realizar sessões em horários que possibilitem a participação popular. Mesmo com a solicitação de 1/3 dos vereadores, professor Batista, Paulo Vitor e Raimundo Neto, que já apresentaram 02 projetos de resolução, o 1º em agosto de 2009, sugerindo sessões aos SÁBADOS, às 09h horas da manhã, o qual foi desaprovado. Na segunda tentativa, um ano depois, acompanhado de abaixo-assinado da população, e contando com discursos de sensibilização por parte do povo, os mesmo Edis sugeriram sessões para as SEXTAS-FEIRAS, à noite, PASME!!! Também foi desaprovado pelos mesmos vereadores, a saber: CÉSAR ALVES, VILANE, ZÉ MARIA CARNEIRO, MARIA DO CARMO E REGINA DO NILSON. Com a palavra, sua Excelência o Povo: - Por que foi que mudaram o horário anterior das sessões, o qual era acessível à comunidade? - A quem poderia Interessar a ausência do povo na câmara? - Por que tanta resistência para manter este horário inacessível ao Povo?”
VAMOS AGORA A ATUALIDADE. Se você leu até aqui vai lê o resto.
Depois das eleições de 2012, quatro vereadores não voltaram para a Câmara, foram eles exatamente os três que votaram a favor da mudança no horário e o vereador Cesar Alves. Entraram no lugar destes os vereadores Raul Neto, Cristina Basto, Olivalda Barros e Antônio Pereira.
Recentemente e vir nas redes sociais que alguns jovens gostariam que o horário das sessões fosse mudado, exatamente para sexta-feira à noite.
Logo que vir lembrei-me da batalha, acima descrita, vivida pelo professor Batista que tanto tentou e não conseguiu êxito.
Pois bem, na ultima sessão da casa, acontecida no dia 04 deste mês (segunda-feira), um jovem esteve a fazer uso da tribuna fazendo o mesmo pedido aos parlamentares (mudança no horário das sessões).
E ao que parece dessa vez sai (sem muita mobilização), porque segundo circula o mesmo já tem o apoio de 4(quatro) dos 9(nove) vereadores. Sendo estes os vereadores novatos, Raul Neto, Olivalda Barros, Cristina Basto e a vereadora Du Carmo.
“São nessas horas que vemos como a presença do povo é importante!”
 
Fonte:
Blog SSá Informes
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!