quinta-feira, outubro 2

Confira na íntegra, o debate com candidatos ao governo do estado (CE) na Tv Verdes Mares.

Posted by Jackson Souza on 11:00 | No comments

Os quatro candidatos a governador do Ceará participaram nesta terça-feira (30) do debate eleitoral realizado pela TV Verdes Mares. Eunício Oliveira (PMDB), Camilo Santana (PT), Eliane Novais (PSB), e Aílton Lopes (PSOL) debateram propostas, discutiram ideias e trocaram acusações no debate, mediado por Luiz Esteves.
(Veja a íntegra do debate no vídeo abaixo)

Assista AQUI!

O confronto de ideias foi dividido em três blocos. Conforme regras estabelecidas em acordo com os candidatos, no primeiro e segundo blocos, os candidatos fizeram duas rodadas de perguntas e respostas; na primeira, tema livre, e a segunda, com tema estabelecido por sorteio.

O terceiro bloco ficou reservado às considerações finais, em um minuto. As perguntas foram feitas em 30 segundos; as respostas, em um minuto e meio. Réplica e tréplica tinham um minuto cada.
Eliane Novais fez a primeira pergunta, conforme ordem estabelecida por sorteio, e questionou Camilo Santana sobre a troca de acusações entre ele e Eunício Oliveira com suposto  envolvimento no chamado escândalo dos banheiros. Segundo o Ministério Público, candidatos desviaram verba destinada à construção de kits sanitários para financiar 

Camilo se defendeu negando qualquer envolvimento no caso; ao fazer a pergunta, o petista questionou Eunício Oliveira sobre as acusações feitos pelo peemedebista. Eunício afirmou que ele não é o autor das acusações, mas o Ministério Público.
Ailton Lopes criticou as propostas de Eunício Oliveira para prevenção de crimes relativos ao tráfico de drogas. “Na periferia, a polícia chega atrasada em relação à política social, só chega com a política de segurança. Nós vamos fortalecer as políticas sociais”, afirmou Ailton Lopes.
Eliane Novais criticou o sistema de transporte público e o início da fase comercial do Metrô de Fortaleza, que deve ocorrer nesta quarta-feira. “O metrô ficou por anos em fase de teste e aí em plenas eleições adotam a fase comercial, me perdoe, governador, mas isso foi deselegante”, afirmou.
No segundo bloco, Eunício Oliveira perguntou a Eliane Novais sobre estímulo aos microempresários. A candidata afirmou que iria incentivar a economia criativa e o empreendedorismo entre jovens, para facilitar o acesso ao mercado de trabalho e conquista do primeiro emprego.
Aílton Lopes criticou as propostas de Eunício para a segurança, com o aumento do número de policiais. O candidato do PSOL questionou se a promessa tem relação com o fato de o peemedebista ser proprietário de empresa de segurança. Eunício negou a relação e disse que é preciso investir no policiamento para combater o “quadro terrível” que vive o Ceará. “É necessário realizar concurso para o aumento o número de policiais. É perversa a forma como é conduzida a segurança pública no Ceará”, respondeu.
Camilo Santana questionou as propostas de Aílton Lopes sobre a geração de emprego. “Vamos mudar o tratamento aos agricultores. Hoje o governo dá um incentivo de 100% aos agrotóxicos, que é um veneno, inclusive com casos de morte no Ceará. A gente precisa implementar um modelo que respeite o meio ambiente e a saúde do trabalhador.”
Eliane Novais perguntou a Ailton Lopes sobre a mudança de apoio políticos de lideranças no momento das eleições. “Há toda uma arregimentação de setores, de uma relação de poder. A máquina do estado vem sendo usada dessa forma, assim como o financiamento de campanha. As empresas investem e a gente sabe quem é que vai pagar a conta. Nessa hora vai faltar dinheiro para educação, porque é preciso pagar quem financia as campanhas.”
Nas considerações finais, Eunício Oliveira afirmou que pretende colocar a experiência de parlamentar em prático como governador. "Quero colocar toda a minha experiência, toda a energia para a gente reverter essas prioridades que foram feitas diferente daquilo que nós pensamos. Quero dizer às mulheres que elas vão ter um papel especial nos programas sociais."
Camilo Santana diz que vai dar continuidade a projetos do atual governo, mas pretende também melhorá-los. "Sou candidato para garantir tudo de bom que está funcionando mas também concluir o que não está bom. Estamos na reta final e quero ter o apoio mais importante que é o seu, para garantir que o Ceará continue avançando."
Eliane Novais destacou a receptividade que tem dos eleitores quando faz campanha nas ruas. "Quero governar o Ceará de coração aberto, como fiz na Assembleia, não o poder pelo poder, trocar seis por meia dúzia não vale a pena. O povo abraça minha candidatura porque é o abraço da confiança, da candidatura limpa."
Ailton Lopes conclui o debate citando a importância de lutas sociais para melhorias políticas. "Tentamos buscar um outro sentido da política, com a luta, nos nossos ideais e na força do amor. Nesse momento do medo e da intolerância, a gente pede mais amor. Vamos resgatar a política como o conceito de luta cotidiana. Foi assim que derrubamos uma ditadura militar."

Fonte:
G1
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!