quinta-feira, dezembro 18

ESTADUAL: Cid Gomes concede entrevista ao jornal BOM DIA CEARÁ. Confira!

Posted by Jackson Souza on 21:08 | No comments



A poucos dias do fim do mandato, Cid Gomes avaliou os oito anos de gestão e atribuiu a nota 6,6 a seu governo. "Institutos de opinião pública têm feito [levantamentos], fizeram muito agora na campanha, e atribuíram ao meu governo nota 6,6, então, eu ficaria com essa nota''. disse.  O governador afirmou não ter recebido convite para o Ministério da Educação e declarou que "política deve estar fora da polícia''. O Bom Dia Ceará exibiu nesta quinta-feira (18) entrevista exclusiva com o governador, concedida nesta quarta-feira no Palácio da Abolição.

Ministério
Ele negou ter recebido convite para compor o ministério do governo Dilma. “Nunca a presidenta [Dilma Rousseff] deu nenhuma declaração sobre isso e eu nunca afirmei que tinha sido convidado, consultado, ou qualquer coisa pela Presidência da República. Então, isso tudo é especulação”, afirmou o governador durante a entrevista. Há notícias de que Cid teria sido convidado para ocupar um ministério, no entanto, ele afirma que seus planos são de ir morar nos Estados Unidos.

Polícia
Cid criticou o que chamou de ''movimento político'' dentro da Polícia Militar do Ceará. "Eu sempre achei que política não deve se misturar com algumas coisas, com polícia então nem pensar. Política deve estar fora da polícia. E o que há hoje, claramente, é um movimento político. Eu tenho muito carinho, o maior respeito. Acho que fiz pela PM o que nunca ninguém tinha feito''. Ele disse ter contratado sete mil policiais concursados.  Entre 29 de dezembro de 2011 e a madrugada de 4 de janeiro de 2012, o governo estadual enfrentou uma greve de policiais militares e parte dos bombeiros. Desde então, a relação entre o governo e líderes na corporação tem tido pontos de conflito. Nas eleições de 2014, Cid chegou a declarar que havia ''milícias'' dentro da polícia apoiando seu opositor.

Futuro
Após a transmissão de cargo no dia 1º, ele pretende esperar o nascimento do terceiro filho, marcado para 10 de janeiro. Mas, já no dia 13, embarca para os Estados Unidos onde deve trabalhar em uma instituição que atua financiando projetos sociais. Para além disso, o gestor disse não ter planos de voltar a ser governador. “Eu acho que não devo, não devo pensar nisso. (…) É bom que na vida pública a gente tenha renovação. Tenho certeza que Camilo será um bom governador”, declarou.

Eventos polêmicos
Ao longo dos quase oito anos de governo, Cid Gomes se envolveu em muitas polêmicas. Algumas, ele disse considerar “pejorativas”, outras no entanto, o governador disse ter “sofrido pessoalmente”. Ele citou o caso do vídeo em que aparece mergulhando em uma caixa d'água na tentativa de consertar a adutora que distribuiria água para os moradores de Itapipoca, a 130 km de Fortaleza. "Eu sou engenheiro, eu gosto. Fui lá e fiz aquilo várias vezes". Comentou ainda sobre viagem em que levou a sogra para Europa.
“Sinceramente eu aprendi muito doidamente que há muita demagogia. Não quero dizer que agi certo. Mas instituições, Ministério Público, Tribunal de Contas, todos eles examinaram e conferiram que não houve gasto a mais para o serviço público”, disse. “Se a pessoa tá vindo, o avião já vem, qual o problema de botar mais um passageiro? Ela pagou a hospedagem dela. (…) Pedi desculpas, disse que não faria novamente. Nunca mais fiz. Mas sinceramente acho que houve uma crítica muito mais exagerada do que dano ao erário”, conta.

Descida do avião
Outra polêmica protagonizada pelo governador, foi há dois anos, quando desceu de um avião que estava na cabeceira da pista do aeroporto internacional de Salvador. “Nunca comentei com ninguém essa questão. (…) A torre mandou a gente ir para direita e ficou na cabeceira da pista esperando que outros aviões descessem. (…) A gente deve ter passado pelo menos uns 20 minutos. (...). Eu penso que houve um, sei lá, um 'cri cri' da torre que resolveu dar um caldo na gente. E uma hora eu me incomodei e num gesto, um arroubo, enfim... Não repetiria, não recomendaria, porque foi errado. Desci do avião, mas jamais coloquei e não colocaria ninguém em risco”, conta.

Avaliação de governo
 O governador disse ainda que um dos pontos altos de sua administração foi o investimento em infraestrutura. “Um governo deve buscar, atrair, impulsionar a iniciativa privada a gerar empregos. Isso é fundamental. (…) Pra isso acontecer um condicionante fundamental é que o governo invista em infraestrutura”, disse ele, ressaltando que o Ceará é o único estado do Nordeste a apresentar um número crescente na oferta de empregos nos últimos anos.
O governador ressaltou ainda o Ronda do Quarteirão. “Tudo que é serviço público depende da sua estrutura. E eu posso lhe assegurar que não há estrutura melhor do que a investida nesse programa”, afirmou Cid Gomes, acrescentando, “agora o dia a dia é como um aprendizado. (...) Eu penso que o modelo é uma coisas necessária.  Eu acho que um policiamento que tenha vínculo territorial, que a população possa conhecer os profissionais, acompanhar, cobrar deles eles terem mais compromisso (…) é importante. Mas óbvio, o crime também vai se sofisticando”.

Assista a entrevista AQUI!

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!