terça-feira, janeiro 20

Municipal: Prefeito Alex S. reuni-se com secretario de recursos hídrico e dep. Sergio A.. confira!

Posted by Jackson Souza on 15:35 in , , , | No comments

Materia 01:

Em audiência na tarde de hoje (20) com o Secretário Estadual de Recursos Hídricos Francisco Bezerra, o Prefeito Alex pautou juntamente com o Deputado Sérgio Aguiar toda a problemática da falta de água em nosso município. Com atenção especial para a definição de políticas públicas que venham atender em caráter emergencial e definitivo à demanda de abastecimento d’água da sede de nosso município. O prefeito de Uruoca, que enfrenta problemática semelhante em seu município, também esteve presente na reunião. Dentre as reivindicações apresentadas pelos prefeitos, a principal foi a construção de uma adutora emergencial com captação de água no açude Tucunduba, em Serrota (adutora de engate rápido). O Secretário Francisco Bezerra irá analisar a viabilidade técnica e financeira do projeto. O Secretário da SRH ressaltou que está licitado o recurso para a construção de uma adutora definitiva com captação direta, encanada, no açude Angico, dispensando a liberação de água por perenização, garantindo menor desperdício de água e melhor vazão de água para atender as duas cidades.

     As duas ações acima são previstas a médio e longo prazo. Mas considerando que o momento é crítico e que nossa cidade já se encontra em colapso de abastecimento d’água, os Prefeitos solicitaram ações a curto prazo. O secretário, então, garantiu a perfuração de 20 poços tubulares em caráter de urgência, sendo 10 para cada município. Em contrapartida, os prefeitos assumem o pagamento dos estudos geológicos. Os dois municípios entraram em colapso neste mês porque o ponto de captação de abastecimento, praticamente, secou. Desde então, a população tem se virado como pode e com a ajuda das prefeituras. No caso de Senador Sá, a prefeitura está fazendo abastecimento com carros pipa em tanques comunitários em vários locais da cidade, fez chafarizes e, até agora, um poço foi feito e outro foi limpo e feito chafariz. 

Fonte: Senador Sá

Materia 02:

     Os municípios de Uruoca e Senador Sá entraram em colapso devido á falta d’agua que atinge os dois municípios, agravando-se nos últimos meses devido o baixo volume do açude Angicos, este que abastece ambos. Para tentar solucionar o problema, os prefeitos das duas cidades, Francisco Kilsem (Uruoca) e Alex Sandro (Senador Sá) reuniram-se nesta terça (20), com o secretário estadual dos Recursos Hídricos, Francisco José Coelho Teixeira e com o Deputado Estadual Sérgio Aguiar. O encontro exclusivo objetivou sanar e resolver de vez a grande problemática do desabastecimento de água nas cidades. Durante a extensa reunião, o gestor estadual da pasta comprometeu-se em perfurar mais poços profundos em ambas as cidades, para tanto, os municípios terão que realizar um estudo geofísico (técnica indireta de investigação das estruturas de subsuperfície através da aquisição). A condição foi aceita por Kilsem.

Perseverante e disposto, o gestor do município de Uruoca trouxe boas notícias para os Uruoquenses. O secretário estadual irá agilizar a transposição do açude Diamantes (Coreaú) para o açude Angicos (Frecheirinha) e assim este irá poder ofertar, mesmo que racionada, água potável para todos. Outra ação importante discutida e que será agilizada pelo Estado, será a construção de uma adutora para captar água do açude Tucunduba (Serrota, Senador Sá), que está com 23% de sua capacidade, cerca de 9 milhões de m3. A medida será a solução definitiva para o abastecimento de água das duas cidades.

Fonte: Uruoca

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!