quinta-feira, janeiro 8

MUNICIPAL: Prefeitos de Senador Sá e Uruoca, Alex Sandro e Kilsen Pessoa, reunem-se com a CAGECE e COGERH para definir estrategias de enfrentamento dos problemas de abastecimento de água. Confira!

Posted by Jackson Souza on 17:45 in , , , , , | No comments

Os municípios de Senador Sá e Uruoca estão em colapso por causa da falta de água. Para tentar solucionar o problema, que já se arrasta há 5 anos e que se agravou ainda mais nos últimos dias, os prefeitos das duas cidades, Alex Sandro e Kilsen Pessoa, respectivamente, se reuniram na tarde de hoje com os representantes da Gogerh e da Cagece.
A Cogerh (Companhia de Gestão de Recursos Hídricos) foi representada pelo senhor Vicente Lopes Frota, gerente da Bacia do Coreaú e Acaraú; a Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) foi representada pelo senhor Irismar Azevedo, gerente regional, Valdeir Moreira gerente de núcleo. Além deles, técnicos das empresas e secretários dos dois municípios também participaram.
Na reunião, as duas empresas explanaram todos as dificuldades operacionais e ouviram as reivindicações dos prefeitos. Foi informado pelo o representante da Cogerh que o Açude Angico, que abastece 4 cidades (Senador Sá, Uruoca, Moraújo e Coreaú), já opera em volume morte e a expectativa é que a água disponível acabe entre 15 e 30 dias. E isso mesmo depois de a empresa já ter feito trabalhos para aumentar o volume.
Com o agravamento dos últimos dias os dois municípios estão fazendo abastecimento com carros pipa, captando da estação de tratamento no açude Umirim, em Massapê. No entanto, conforme foi discutido, a medida é pouco eficaz e cara. Para amenizar a situação uma das possibilidades é interligar água de poços artesianos ao sistema da Cagece. Nos próximos dias os dois prefeitos irão verificar juntamente com a empresa a vazão dos poços, sejam eles públicos ou privados, para trabalhar com essa possibilidade.
No entanto, no consenso de todos a solução definitiva será a construção de uma adutora para captar água do açude Tucunduba (Serrota). Açude está ainda com 9 milhões de m3 de água. Para isso, os dois prefeitos se irão à Fortaleza acompanhados do deputado estadual Sérgio Aguiar na próxima terça-feira, 13, para se reunir com o secretário de recursos hídricos, Francisco Teixeira, com o objetivo de explanar a situação caótica e tentar captar recursos para a obra. Segundo Kilsen, o secretário foi incumbido pelo governador do Estado de solucionar o problema. É importante lembrar que essa opção é um pouco mais demorada mas logo que tivermos a confirmação iremos divulgar.
Em Senador Sá, dois carros pipa estão trabalhando para minimizar a situação. Um deles o do próprio município e o outro o que está a serviço da Cagece, este último também passará a atender Uruoca.
Hoje, o poço do hospital Maria José Teixeira foi limpo e o chafariz reativado para abastecer a população. O Município agora irá custear a perfuração de mais poços nos próximos dias, um deles será na creche Proinfância para atender a população do bairro Nossa Senhora do Amparo.

Fonte: Prefeitura de Senador Sá via FanPage

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!