quarta-feira, julho 15

Municipal: Conhecendo mais Senador Sá.

Posted by Jackson Souza on 16:48 in , | No comments


   Para nós, senadorsaenses, e principalmente para os que desejam saber mais sobre este belo, porém jovem, município. O artigo abaixo é de autoria de uma digna senadorsaense que possui prestigio e uma bela carreira. Professora de Língua Portuguesa, uma ativista e um exemplo na área educacional do município. 

Obs: As afirmações, datas, estatísticas e narrações abaixo são de total responsabilidade autoral.

Senador Sá

Histórico do Município
Os primeiros registros da história do município de Senador Sá estão ligados ao fato de que ao redor da linha Férrea, conforme o desenvolvimento da ferrovia de Sobral- Fortaleza, nasceu o povoado de Pitombeiras, até então ligado ao município de Massapê. O nome dado ao lugarejo deve-se ao predomínio de árvores frutíferas naquela região. Sua elevação à categoria de Vila provém da Lei criada em setembro de 1921. Nessa época, foi construída a Capela de Nossa Senhora do Amparo, hoje Padroeira do Município, tendo como apoio eclesial a pré-edificação da primitiva capela o Coronel Zeferino Alves. Com a evolução e o desenvolvimento do lugarejo, devido ao comércio e a linha férrea da RFFSA, o povoado logo se amplia aos redores da concentração comercial. Até que, conforme a Lei n° 3.762, de 23 de agosto de 1959, é criado o Município de Senador Sá, graças ao esforço do grande político da época então Senador Francisco Sá, representante da região naquela casa legislativa.

Inauguração do primeiro sistema de abastecimento em 1977.
Inauguração do primeiro sistema de abastecimento em 1977.


Descrições do Território
O Município de Senador Sá tem uma Área de 431 km², localizado na microrregião administrativa 06 de Sobral e na Mesorregião Noroeste do Estado do Ceará, entre as coordenadas Geográficas: Latitude(S) 03° 21’02 e Longitude (WGr) 40°27’48”, situando-se na divisa com os municípios de: Norte – Marco, Granja e Martinópole; Sul – Massapê e Santana do Acaraú; Leste – Santana do Acaraú, Morrinhos e Marcos; Oeste – Martinópole, Uruoca e Moraújo. Situa-se na bacia hidrográfica do rio Coreaú.
A Sede do Município está distante 280,7 km da Capital, em linha reta é 45 km para Sobral, considerados o polo da Região. O clima do município da região de Senador Sá, de acordo com a classificação de Koppen, é do tipo Bswh, semiárido quente, predominante no Nordeste Brasileiro e marcado pela existência de dois períodos definidos: um seco e longo, e outro úmido, curto e irregular. A Temperatura média do município é de 26° a 28°. A região é caracterizada por escassez de chuvas, forte insolação, índices elevados de evaporação, baixa umidade relativa do ar e temperaturas médias elevadas, conforme dados da Funceme.
O Município de Senador Sá tem oficialmente dois distritos: Serrota e Salão.

Aspectos Populacionais e Socioeconômicos
O presente estudo sobre as características populacionais e socioeconômicas do município de Senador Sá tem por objetivo retratar e dimensionar de forma panorâmica seus principais indicadores socioeconômicos, envolvendo os aspectos relativos à população, à produção, ao trabalho, ao emprego, e a renda, de forma a contribuir para o processo de elaboração do Plano Municipal de Educação, sobretudo no que se refere à fixação de diretrizes, metas e objetivos.

Características da População
O município de Senador Sá, de acordo com os dados do IBGE, alcançava uma população em 2010, de 6.852 habitantes, distribuídos em uma população de 3.431 homens e 3421 mulheres, com uma densidade populacional de 16,1 hab./km, sendo que 5068 habitantes vivem na área urbana (74%) e 1784 na área rural, (26%) A taxas da densidade demográfica é de 16,1 hab/km² e Taxa Geométrica de crescimento anual 2,03%.
A população, segundo os dados do ultimo Censo de 2010, de 0 a 14 anos, representa 30,9% da população, de 15 a 64 anos, 61,5 e 65 anos e mais, 7,5%. No momento, a população estimada é de 7.041 habitantes (estimativa de 2012).


Tabela 1 – População total do Município de Senador Sá – Ano Base 2010
                                POPULAÇÃO N° ABSOLUTO %
Total 6.852 100, 00
Urbana 5.068 74,0
Rural 1.784 26,0
Masculina 3.431 50,07
Feminina 3.421 49,03
Fonte: IBGE- Censo populacional de 2010

A tabela acima se utiliza dos dados do IBGE referente ao ano de 2010 acerca da quantidade populacional senadorsaense, nos quesitos, absoluto, zona urbana e rural e, gênero masculino e feminino. Infere-se nitidamente uma expressiva concentração populacional na zona urbana e, uma diferença quase nula dentre os gêneros masculino e feminino.


Tabela 2 – Taxa de Urbanização da População de Senador Sá-2010
Indicador Ano Município
População 2010 7.041
Taxa de Urbanização 2010 74,0
Taxa geométrica de crescimento anual da população (a.a) 2010 2,03
Área (km²) 2010 430,6
Fonte- Ipece – 2010
De acordo com a tabela acima a taxa de urbanização e taxa geométrica de crescimento anual da população são respectivamente 74,0 e 2,03, referentes ao ano de 2010. Tais dados indicam duas consequências sempre presentes no desenvolvimento econômico de qualquer entidade territorial; primeiro êxodo rural civil, ou seja, os habitantes tendem a imigrar aos polos econômicos dentro da mesma faixa territorial em busca de uma maior acessibilidade, a outra consequência é o envelhecimento da população devido ao melhoramento significativo da qualidade de vida que acarreta no aumento da média de vida populacional e, a queda na taxa de natalidade devido à emancipação feminina e, divulgação dos métodos anticonceptivos, tais tem por causa uma maior educação sexual.


Tabela 3 – Número de domicílios, Média de moradores/domicílios – 2010
Situação do Domicilio Número de domicílios Média de Moradores Município Média de Moradores Estado
URBANA 1.424 3,56 3,49
RURAL 405 4,40 3,79
TOTAL 1829 3,72 3,56
Fonte – Ipece 2010
A tabela acima, proporcional aos dados da anterior, apresenta o predominou da taxa populacional na zona urbana sobre a rural, ilustrado pelo número de domicilio.

Infraestrutura
Dados do IPECE, Instituto de Pesquisas e Estrutura Econômica do Ceará, demonstra que em 2012 o abastecimento d’água em Senador Sá contava com 2.573 ligações reais (dados CAGECE), sendo que no município não há os serviços de Esgotamento Sanitário. As ligações de energia eram de 2.573 ligações, distribuídas em 2.038 residencial, 1 Industrial, 153 Comercial, 323 Rural 58 ligações públicas (dados Coelce 2012). O Município, atualmente, conta com uma Agência Postal mantendo o atendimento do Banco do Brasil, um posto de atendimento do Bradesco (vinculada à agência de Massapê), além dos caixas expressos mantidos no município, um ponto de atendimento da Caixa Econômica e uma Caixa Lotérica.

Características socioeconômicas
Os indicadores no quadro abaixo registram os índices que compõem o IDHM de Senador Sá, no período de 2009-2012.


Tabela – 4 Índices de Desenvolvimento Humano – IDH
SENADOR SÁ UF: CEARÁ
Taxa de Mortalidade Infantil 8,13 Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). 0,603
 
Índice de PIB Total. 4.050
Taxa de Escolarização (E.F) 87,39 Índice de Des. Humano Municipal (IDHM). 14,35
PIB Per capita 4.050 Ranking em relação ao estado. 166
Fonte –IPECE – 2009 a 2012

 Fontes Geradoras de Renda
Nas principais atividades geradoras de renda encontradas em cada comunidade de Senador Sá, identificam-se oito fontes de renda, destacando-se o artesanato, a venda de castanha de caju, a pecuária, a pesca, a produção de queijo, leite, farinha e carvão, sendo a agricultura a forma de subsistência.

Fontes Geradoras de Emprego
A economia do município de Senador Sá baseia-se na exploração de pecuária, principalmente na criação de bovinos, caprinos, ovinos, suínos e outros. Em culturas agrícolas destacam-se o milho, feijão, mandioca, arroz e a mamona. Neste contexto, o comércio destaca-se como uma das principais atividades dos habitantes. Em resumo, a economia do município se desenvolve por meio dos próprios moradores que por sua vez trabalham intensamente no intuito de ver o crescimento de sua economia, causa que vem ganhado espaços nesses últimos anos, principalmente com as implantações dos funcionários do município que procuram investir suas economias dentro da própria região. As poucas fontes de geração de renda e emprego, no município, sugerem a falta de opções das famílias de praticar outra atividade que não aquela associada com as ocupações agropecuárias. O artesanato de palha de carnaúba representa uma atividade que envolve o tempo e o talento de muitas mulheres, mas seu beneficio econômico é muito pequeno. Não há indústrias ou um comércio vigoroso capaz de empregar a mão de obra ociosa, sendo o maior número de empregos no serviço público, principalmente no setor educacional. A agricultura familiar de Senador Sá tem sustentabilidade na exploração de culturas de subsistência e de sequeiro (milho e feijão).
Pode-se enumerar também como fatores convergentes a circulação econômica do município os chamados programas beneficentes, os quais são mantidos com recursos das instâncias governamentais Federal, Estadual e Municipal ou por parcerias entre essas, tais programas são assessorados pelas Secretárias municipais da Ação Social, Saúde e Educação.
Os programas assessorados pela Secretária da Ação Social, coordenada por Aliny Aguiar Parente, são: Bolsa Família, Pro-Jovem PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Segundo Tempo, Terceira Idade e o Transporte do Trabalhador. O programa Transporte do Trabalhador, que é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Senador Sá, foi idealizado como solução da problemática vivida pelos trabalhadores senadorsaenses assalariados pela Fábrica Industrial Grendene, localizada no Município de Sobral, que gastavam um notável percentual do seu salário no transporte de locomoção para seu lugar de trabalho. Tal programa consiste numa bolsa de R$ 120,00 aos trabalhadores que possuem filhos, sendo que os últimos devem estar regulares aos padrões federais de saúde e educação.
Os programas assessorados pela Secretária da Saúde, coordenada por Heber Ximenes, são: Bolsa Família, Controle de Endemias, Garantia Gestante, Saúde Bucal, Saúde da criança e do Adolescente, Saúde do Idoso, Saúde da Família, Saúde da Mulher, SIS, SISágua Programa do Leite e Unisus.
Os programas e os sistemas que fazem parte  desta  Secretaria de Educação e das Unidades de Ensino são: Agente de Leitura, Atleta na Escola, Bolsa Família, Brasil Alfabetizado, Educação e Saúde na Escola, Educacenso, Escola no Campo, Luz do Saber Infantil, MAIS EDUCAÇÃO, PAIC+, PAR, PDDE, PDE, Plataforma Freire, PNAE, PNAIC, PNATE, PNLD, Projeto de Música, SIGE, SISCORT, SISP.
O programa beneficente Bolsa Família está presente nas esferas da Ação social, Saúde e Educação, devido à sua inerente natureza multifacetada. Tal programa distingue as famílias carentes em três (3) realidades, o valor direcionado a cada família é equivalente à realidade que se encontra. O objetivo geral é que toda e qualquer família brasileira tenha um valor per capital de no mínimo R$: 77,00.

Distribuição de Renda
DISCRIMINAÇÃO NÚMEROS DE EMPREGOS FORMAIS NO MUNICÍPIO
  HOMENS MULHERES TOTAL
Extrativa Mineral
Indústria de Transformação
Serviços Industriais de Utilidade Pública
Construção Civil
Comércio 10 01 11
Serviços 03 03 06
Administração Pública 240 428 668
Total 253 432 685
Fonte- IBGE 2010

         De acordo com a tabela acima, é perceptível que a mulher ocupa um número significativo no mercado de trabalho, sobretudo, na área da Administração Pública.

 Qualidade de Vida em Senador Sá
Tabela 6 – Senador Sá – Indicadores de qualidade de vida – Ano Base 2012
Indicador Senador Sá Est. Do Ceará
Abastecimento de água (nível de atendimento) 90,67 93,40
Esgoto sanitário (nível de atendimento) 14,25 34,62
Coleta de lixo (nível de atendimento)
Fonte-IPECE/2010
Estabelecimento de Saúde

 Localização  Total Estabelecimento de Saúde
Posto de Saúde Centro de Saúde Unidade Mista Pronto Socorro Hospital
             
Urbana 05 03 01

01
Rural 02 02



Total 07 05 01     01
Fonte- IPECE/2010

 Aspectos Culturais
O Município é dotado de valores culturais, destacando-se em muitos aspectos através da música, dança e artes, além do teatro. Nos dias atuais, há projetos educativos que se desenvolvem nas escolas como a Música, Teatro e Dança, os quais vêm tendo grandes resultados, uma vez que eles têm contribuído diretamente na aprendizagem de nossos alunos, estimulando a sua autoestima e a participação efetiva destes na sala de aula. Na modalidade da dança, existem atualmente dois grupos no município, inclusive com prêmios já conquistados: Grupo de Dança Fênix com 70 participantes no decorrer de sua história e 07 prêmios e o Grupo Explode Sá (com 14 participantes – recentes).
Conta-se também com a Semana do Município em agosto, que desenvolve feiras culturais, show de talentos e festas na praça central. Além disso, a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Amparo, que acontece no dia 08 de Setembro, é uma maneira de reunir os filhos da Terra e, nesse período de dez dias, acontecem muitas atrações culturais e cívicas animadas pelas Escolas/Igreja e Banda de Música “Neném Mesquita”. A cidade tem muitos músicos e pode-se contar hoje com mais duas bandas profissionais que fazem a alegria das noitadas e incentivam ainda mais a cultura popular. Destacam-se também as festividades juninas com apresentação de vários grupos de Quadrilha durante o festival, sendo que no ano de 2014 foi realizado o VIII Arraiá Sá. Assim, o município desenvolve projetos culturais voltados para a cultura nordestina e o folclore, como o artesanato, a pintura, a escultura e a artes plásticas sendo mostrados em stands e feiras de ciências e cultura realizadas pelas escolas municipais.
Outro fator que se destaca é o funcionamento de uma academia de karatê – Banzai Dojo, destinada a crianças e adultos. A instituição está localizada na sede do município e é mantida pelo Sr. Raimundo Aurélio Monteiro da Silva (conhecido como Pirelly).
O município destaca-se por apresentar vários nomes de personalidades culturais, tais como: música – Adeílson Costa (in memoriam), Nagilson Araújo, Nezim e o grande sanfoneiro, de 95 anos, Sr. Luiz Aires; nas artes plásticas (Dona Zélia e o pintor Pirelly), na literatura (Ézio de Sousa, autor de “O Poder das Amarras”), Hélio Costa, autor de “Em Florescência” e o poeta Wagner Gomes, autor de “Parênteses”, livro que tem o prefácio do Prof. de Literatura e Língua Portuguesa, Francisco Marques Sampaio.

     O artigo acima faz parte do Plano Municipal de Educação (2014-2024) e é de autoria de Célia Elias.

Fonte: Prefeitura Municipal de Senador Sá via site
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!