sábado, novembro 7

Senador Sá: Conheça o trabalho da sala de AEE da Escola Nossa Senhora do Amparo

Posted by Jackson Souza on 08:22 | No comments

O modelo de educação no Brasil e no nosso município tem melhorado muito nos últimos anos. A educação hoje é vista de uma maneira muito mais geral e inclusiva. Com objetivo atender os alunos portadores de necessidades especiais do nosso município foi criada, ainda no primeiro ano da gestão do Prefeito Alex, em 2009, na EMEF Nossa Senhora do Amparo, a sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
A coordenadora da sala Artaiza Magalhães cita que o trabalho da sala durante todos estes anos tem sido atender a extrema demanda de alunos com necessidades especiais, visando melhorar aprendizagem e facilitar a permanência desses alunos na escola. Ela ressalta ainda que, por causa da particularidade de cada, um número expressivo de profissionais está envolvido para garantir o atendimento adequado de cada aluno.
Segundo ela, o início foi um período de muita adaptação e desafios, mas o trabalho foi muito bem aceito pelas as famílias e pela comunidade escolar, contando ainda com o apoio da Prefeitura para possibilitar a estrutura e o material didático necessário para o trabalho. Hoje o espaço físico do ambiente é bem maior, climatizado e com materiais lúdicos, e atende a uma demanda de 27 alunos das salas regulares do ensino fundamental I e II da escola. Os estudates são atendidos semanalmente pela psicopedagoga da instituição, a professora Giulia Cristielle Fonseca, e recebem acompanhamento de um neuropediatra em Sobral.
Todos os alunos tem laudo médico e os casos mais graves, que não se adaptam a sala comum, são atendidos exclusivamente pelos pedagogos especialistas em educação especial. A equipe destaca que todos o alunos sentem-se felizes e amados com a atenção, o carinho e dedicação dos professores da sala de AEE.
De acordo com a Wikipedia, a educação especial lida com aqueles fenômenos de ensino e aprendizagem que não têm sido ocupação do sistema de educação regular, porém têm entrado na pauta nas últimas duas décadas, devido ao movimento de educação inclusiva. Em 2008, foi estabelecida no Brasil a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Outro ponto importante é que as famílias dos alunos atendidos pela sala de AEE não arcam com nenhuma despesa. Todas as etapas do trabalho ficam por conta da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Ação Social e a Secretaria de Saúde e ainda com o apoio do diretor da instituição Antônio Hélio Matos.
A equipe da sala de AEE é formada pelos professores pedagogos:
  • Maria Luciene Alves de Sousa dos Santos;
  • Ana Kelly Araújo Freire;
  • Maria Luísa Soares;
  • Francisco Roniele Marques;
  • Giula Cristielle Fonseca Marques (especialista em educação especial);
  • Artaíza Magalhães Praxedes (coordenadora geral).
Compõem a equipe ainda as professoras auxiliares: Antonia Gerliene Camilo e Ana Paula Silva.




Fonte: Prefeitura Municipal de Senador Sá
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!