sábado, novembro 14

Senador Sá: Sec. de saúde reuniu-se para assistir palestra sobre o câncer de mama, no outubro rosa. Confira!

Posted by Jackson Souza on 10:00 | No comments

     No dia 22 de outubro, a Secretaria de Saúde realizou palestra sobre o câncer de mama e câncer de cólon do útero, no auditório da na Câmara Municipal. O evento fez parte de todo o movimento da secretaria para o Outubro Rosa, mês em que se procura enfatizar os cuidados com o câncer de mama.
A palestra foi organizada pela equipe da Secretaria Municipal, juntamente com a equipe de Saúde da Família da sede. Na ocasião, o Dr Alisson falou sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, fatores de risco e tratamento. Com auditório lotado, foram tiradas várias dúvidas e, ao final, foram sorteados brindes e oferecido um belo lanche a todas as mulheres que compareceram.


Sobre o Outubro Rosa

     O movimento nasceu nos Estados Unidos, no início da década de 90, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada todos os anos e tem o objetivo de compartilhar informações sobre a doença e formas de detecção precoce.


Sobre o câncer de mama

     O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva), existem vários tipos de câncer de mama, sendo que, alguns se desenvolvem rapidamente e outros não. É a maior causa de morte entre mulheres brasileiras. Este ano espera-se 57.120 novos casos.

Como próprio nome diz, esse câncer afeta as mamas, que são glândulas formadas por lóbos, estas se dividem em estruturas menores, chamadas lóbulos e ductos mamários. Não existe uma causa única para a doença, mas os alguns fatores de risco que podem trazer maior probabilidade do seu aparecimento, são eles:

  • aumento da idade;
  • menarca precoce ou idade da primeira menstruação;
  • menopausa tardia;
  • nunca ter engravidado;
  • ter tido o primeiro filho depois dos 30 anos;
  • histórico familiar;
  • excesso de peso e ingestão de álcool regularmente (que são fatores modificáveis).

   


      Mesmo não estando nos fatores de risco, toda mulher precisa ter em mente a importância da prevenção e do dia rosa (Lei 11.664), o dia da mamografia anual. O exame é gratuito, feito pelo SUS, e é a única forma detectar tumores menores que 1 cm. Com esse tamanho o nódulo não pode ser sentido com as mãos, mas se diagnosticado e tratado precocemente, as chances de cura chegam a 95%.

Infor.: Prefeitura de SSá via Site
Sec. de saúde de SSá Heber Ximenes
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!