segunda-feira, dezembro 21

Senador Sá: Prefeitura agora tem um novo aliado no combate ao mosquito da Dengue (Aedes Aegypti), saiba quem é e adquira também esse exterminador e proteja já sua casa!

Posted by Jackson Souza on 17:03 | No comments

   A nova aposta da Prefeitura de Senador Sá contra o mosquito transmissor da dengue tem nome, sobrenome e apelido. O nome é meio complicado, "Poecilia reticulata", mas também atende pelos apelidos de "Lebiste", "Guaru" ou até "Barrigudinho" e como o Aedes Aegypti é do mundo animal.  O Lebiste é um peixe que não mede mais do que quatro centímetros quando adulto, mas que tem uma fome de leão. E adora devorar as larvas do mosquito. O peixinho não necessita de muitos cuidados, basta uma porção de água e comida. "Eles são larvófagos, ou seja, se alimentam de larvas de pequenos insetos e por isso ajudam no combate a dengue", a sec. de saúde.   
     Como vivem bem em qualquer tipo de ambiente, estão sendo colocados em piscinas desativadas, caixas d'água abertas e em bebedouros de animais de grande porte. "Outra vantagem é que ele se reproduz muito rapidamente, bastam um macho e uma fêmea para que em um mês a população aumente quase 30 vezes", explica o gerente. Um dos poucos cuidados que precisam ser tomados é não jogar cloro na água. O peixe não suporta o tratamento químico. "Em locais onde a água é tratada quimicamente não é necessário colocar os peixes, já que nem ele e nem as larvas do mosquitos sobrevivem", acrescenta SMS. 

  Você que tem em sua casa resevatórios como cisternas, caixas d'água, tanques e etc. Procure o sec. de agricultura Gleucimar Sousa e pegue com ele os peixinhos que ajudaram a você a combater o mosquito da Dengue!

FAÇA A SUA PARTE!! A RESPONSABILIDADE TAMBÉM É SUA!

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!