sexta-feira, fevereiro 26

Campanha "Juntos somos mais fortes" contra o mosquito Aedes aegypti, em Senador Sá!

Posted by Jackson Souza on 03:31 | No comments

     Com a chegada do período chuvoso os casos de contaminação da dengue têm aumentado vertiginosamente. Este ano a preocupação é maior ainda já que o descobriu-se que o mosquito Aedes aegypti têm sido responsável pela epidemia de zika, além da chykungunya e febre amarela. Controlar e combater a população desse mosquito é fundamental para evitar essas doenças graves.
      O secretário de saúde Heber Ximenes informou ao nosso site sobre os diversos movimentos e ações que serão feitas para combater o mosquito.
O primeiro grande movimento vai acontecer em Serrota nesta sexta-feira, 19. A mobilização é resultado da parceria entre as secretarias de Educação e Saúde. A Escola Zilda Oliveira, através do diretor Marclede e o corpo docente, irá entregar sacos plásticos nas residências para que a população pegue qualquer tipo de objeto que possa acumular água e coloque estes sacos na frente das suas casas para que o caminhão passe recolhendo.
     O segundo movimento será neste domingo, 21. O movimento vai ocorrer na sede do município, desta vez uma parceria entre a Secretaria de Saúde com o Instituto de Formação em Técnico de Enfermagem. Os alunos do curso, juntamente com os agentes de endemias e agentes de saúde, irão visitar as famílias e entregarão panfletos educativos, conscientizando a população sobre a importância da sua participação no combate e vigilância aos focos do mosquito.
Outro movimento será o telamento das caixas d’água de todas as repartições públicas. O secretário Heber Ximenes solicitou junto ao Governo do Estado e 200m de tela, que foram concedidos, ficando a cargo do município a responsabilidade pela instalação, que também já foi autorizada e garantida pela prefeitura.
     Além disso, o poder executivo instituiu através de decreto a criação das brigadas municipais. Pelo documento todas as repartições públicas terão seus brigadeiros, que são pessoas responsáveis por vistoriar sua repartição uma vez por semana. Eles devem procurar os focos do mosquito (garrafas ou qualquer recipiente que acumule água) e eliminar imediatamente.
Segundo o secretario Heber Ximenes:
O decreto é vem pra fortalecer o trabalho da Secretaria. As brigadas municipais é uma forma de o Poder Público dar exemplo pra sociedade de combate ao mosquito.
Todos estes eventos e ações serão o resultado da parceria da Secretaria de Saúde com as demais secretarias, o poder público e instituições privadas.
O combate ao mosquito Aedes aegypti é de responsabilidade de todos nós. Não esqueça que prevenir é melhor que remediar.

Fonte: Prefeitura de SSÁ
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!